Ruas vazias

 A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a vida dos brasileiros, inclusive  no trânsito. Ruas e Avenidas  ficaram vazias, praticamente sem veículos circulando. De acordo com dados do VAI (Vehicle ArtiRuasw ficial Intelligence), sistema de conectividade automotiva, o tempo gasto no carro por dia caiu 50,35%, entre 18 de março e 23 de março, na comparação com a primeira semana do mês. Já o número de viagens por veículo foi reduzido em 41,39%.

Segundo  pesquisa da Wings, empresa desenvolvedora de tecnologias automotivas e criadora do VAI, ao todo, a média de viagens por carro na última semana foi de 4,02, enquanto a média de tempo gasto no carro por dia foi de 62,32 minutos. Na semana anterior, de 10 a 17 de março, quando surgiram as primeiras orientações dos órgãos públicos em relação ao isolamento social e as primeiras medidas de corporações relacionadas ao trabalho remoto e licença de funcionários, a média de viagens por carro foi de 5,97 e o tempo médio gasto no automóvel por dia 105,39 minutos.

O estado de  Santa Catarina foi o que apresentou maior redução no uso do carro, com queda de 71% na média de tempo gasto na rua por veículo. Na sequência aparecem Alagoas e Amazonas, com redução de 64% e 59%, respectivamente.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.