Chegou a hora de localizar a produção de autopeças?

Existe uma grande oportunidade no ar para a indústria de autopeças brasileira em meio à pior pandemia dos últimos anos. O novo coronavírus derrubou mercados no mundo inteiro, e graças a atual política econômica brasileira, o câmbio nunca este tão desfavorável para importações.

Segundo a Bright Consulting, a escassez de suprimentos e a forte desvalorização do Real trazem ao país uma grande oportunidade de relocalização de componentes desviados principalmente à China e ao México nos últimos anos devido à falta de competitividade da indústria.

Mas, para isso, os consultores Cassio Pagliarini e Paulo Cardamone, da Bright Consulting, alertam: é fundamental que a indústria e o governo aproveitem o momento para acordar sobre a desoneração de impostos sobre produtos hoje importados, objetivando a localização da produção, juntamente com medidas de curto prazo endereçadas à falta de liquidez e sobrevivência das empresas.

Os consultores informam que tais medidas podem não gerar arrecadação num primeiro momento, mas certamente fortalecerão o mercado de trabalho e a escala necessária à melhoria da competitividade.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.