A Audi apresentou nesta quarta-feira, 29, o SUV Audi e-tron, por vídeconferência. Parece ser um carro bacana. Tem dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, que funcionam de forma independente e que, juntos, somam 408 cv de potência, e 664 Nm de torque máximo (183,5 cv e 309 Nm na dianteira e 224,5 cv e 355 Nm na traseira).
Combinados, os dois motores aceleram os 2.565 Kg de massa do e-tron em 5,7 segundos, na arrancada de 0 a 100 km/h. Performance digna da marca. Mas, esse texto não é para falar das caraterísticas do carro. Já publicamos isso (leia aqui).
Vamos tratar o que não estava escrito no texto de divulgação da assessoria de imprensa: os preços dos itens opcionais. O SUV e-tron tem duas versões. A Performance, mais em conta, custa R$ 499.990 (promocionalmente por R$ 459.990 durante o lançamento), tem como opcionais a pintura metálica, por R$ 2.400, e o pacote tecnológico, por R$ 26.000, com inclusão de head-up display, pre sense dianteiro e night vision assist.
A grande sensação do e-tron só está disponível, no entanto, na versão topo de linha, Performance Black (oficial: R$ 539.990, no lançamento: R$ 499.990). Os retrovisores virtuais, que substituem espelhos por câmeras de alta definição, são opcionais exclusivos para a versão e custam R$ 13.000, assim como os faróis full leds matrix (mais R$ 13.000) e o pacote Audi Side Assist, que custa R$ 8.000.
O Audi Side Assist conta com Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).
Clique aqui e baixe a ficha técnica do modelo
Com isso, o e-tron topo de linha, com preço promocional e todos os opcionais, custa a bagatela de R$ 562.390. Mas, quem tem meio milhão de reais para comprar um carro, o que são R$ 63.390 a mais?
E, como se isso não bastasse, o custo operacional do carro é cerca de 70% inferior a um similar a combustão interna (tipo o Audi Q8, por exemplo). E, quem aproveitar a promoção de lançamento, ganha ainda 4 anos de manutenção grátis (as 4 primeiras revisões, já que elas são anuais ou a cada 10.000km).
Para finalizar: o período de promoção de lançamento não tem data definida para terminar, e deve durar pelo menos uns dois meses, segundo os executivos da Audi. Bora lá quebrar os cofrinhos e começar a andar de SUV elétrica?
Tem dúvidas sobre o e-tron? Clique aqui