Novo sistema multimídia WV Play estreia no Nivus

O SUV compacto Nivus ainda não chegou ao mercado, mas uma das novidades do novo modelo da Volkswagen já foi revelada: o sistema multimídia WV Play, que traz uma série de recursos interessantes, mas o principal é o espelhamento sem fio para smartphones Apple, com sistema iOS. Infelizmente o recurso não está disponível ainda para os Androids, que terão de conviver com os cabos por algum tempo.

O VW Play funciona como um tablet integrado ao painel do carro e após a estreia no Nivus, a Volkswagen deve adotá-lo em outros modelos. A nova central multimídia conta com 10GB de memória interna, o suficiente para instalar diversos aplicativos, que serão disponibilizados em loja própria da montadora. A conexão com a internet deve ser feita, no entanto, através do smartphone, uma vez que a Volks não fechou, por enquanto, nenhum tipo de parceria com empresas de telefonia móvel, para oferecer pacotes de internet, tal como a Chevrolet fez com o Ônix.

Mas, isso não chega a ser um problema, uma vez que a maioria dos consumidores de carro zero Km dispõe de recursos financeiros suficientes para ter um bom plano de dados no smartphone. Ter de adquirir um segundo plano de dados só para navegar no carro parece até coisa de gente esnobe.

A tela do VW Play é um display IPS automotivo de 10,1″, com vidro temperado antirriscos e que evita marcas de dedos, com resolução de 1540 x 720 pixels, memória RAM de 2GB DDR4 e processador multi-core com GPU integrada. O wi-fi é de 2,4 GHz e 5 GHz e o bluetooth é 4.2.

Parcerias
A Volkswagen acredita em agregar valor ao sistema multimídia. Por ele, o motorista pode agendar as revisões periódicas com as concessionárias da marca, e até pedir comida pelo iFood, tal como faria com o celular.

Com VW Play, o Nivus abolirá o livrinho de manutenção e todas as marcações serão eletrônicas, que o motorista pode consultar na tela sempre que desejar. O próprio manual de proprietário também está no multimídia, de forma interativa.

Além de pedir comida, o VW Play disponibiliza aplicativo da Porto Seguro, que permite ao cliente da seguradora chamar guincho, socorro mecânico, pane seca, e até para trocar o pneu. Há ainda aplicativo da Estapar, com localização de vagas de estacionamento próximas à região e zona azul.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.