As fábricas da Marcopolo em Caxias do Sul (RS) e em Xerém, no Rio de Janeiro, voltam a funcionar a partir do dia 13/4, após 20 dias de férias coletivas, como medida preventiva por conta da pandemia do coronavírus. Somente a unidade São Mateus, no Espírito Santo, ainda não tem prazo definido.
Em Caxias do Sul retornam ao trabalho 25% dos funcionários do turno diurno e 25% do noturno, maior parte de áreas de produção. As unidades Ana Rech e San Marino, que concentram a maioria dos colaboradores, contarão com ambulatórios de triagem para facilitar o atendimento.
Na unidade Rio de Janeiro localizada em Xerém, no município de Duque de Caxias, Região Metropolitana da capital fluminense, devem voltar cerca de 50% dos funcionários.
Em todas as plantas, foi reforçado o sistema de higienização dos locais de uso comum, como vestiários, restaurantes, banheiros, acesso a elevadores, corrimãos e catracas. Na chegada é verificada a temperatura dos funcionários com medidores infravermelho. Também foram adotadas ações preventivas como demarcação de locais para manter a distância recomendada entre as pessoas.

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo