Mantenha os freios regulados

O uso contínuo dos freios do caminhão gera um desgaste natural do sistema, que pode ocasionar em risco de acidentes. Por isso, o Cesvi tem dicas importante sobre a manutenção do freio é o principal sistema de segurança do veículo.

 A maioria dos veículos pesados tem um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente.

Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”.  Ou seja, quando o eixo giratório (cames tipo “S”) sai de seu alojamento junto às sapatas. Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um risco de vida.

Por tudo isso, é fundamental verificar a regulagem e o correto funcionamento dos freios periodicamente, realizando um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final.

Vale verificar a lubrificação dos principais componentes de acionamento também. Drene regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático. Excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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