MTE-Thomson lança sonda lambda para Honda Civic

A fabricante de autopeças MTE-Thomson anuncia o lançamento de quatro modelos de sondas lambdas pré e pós-catalisador que atendem toda a demanda do sedã Honda Civic existente no mercado nacional.

Nos carros modernos, há duas sondas lambdas, ou sensores de oxigênio, uma pré e outra pós-catalisador. A pré-catalisador monitora a queima do combustível, enquanto a pós-catalisador o bom funcionamento do catalisador.

A queima do combustível, quando perfeita, é nula em oxigênio. Assim a sonda lambda identifica a ausência desse elemento. Se houver oxigênio, emite um sinal para o computador do carro corrigir o problema, injetando mais combustível, por exemplo.

A velocidade de trabalho da sonda pré-catalisador é frenética durante o funcionamento do motor, pois deve acompanhar o intervalo de tempo entre os ciclos de injeção de combutível.

Já a sonda lambda pós-catalisador tem uma vida mais tranquila, uma vez que tem como única função monitorar o bom funcionamento do catalisador.

Por isso, após o aquecimento do catalisador, por volta de 300°C, é normal a sonda pós-catalisador apresentar um valor de tensão mais baixo do que a pré-catalisador, demonstrando que sua funcionalidade e desempenho estão corretos. Caso os valores de tensão das sondas pré e pós estejam iguais, o catalisador pode estar ineficiente no controle da emissão de poluentes.

Conheça a linha completa de Sondas Lambda para Civic, com vídeos explicativos e para saber mais sobre todos os tipos de sonda, a MTE-THOMSON tem um material interessante que auxilia e esclarece qual a função de cada uma delas nos 7 Passos – Sonda Lambda, disponível em PDF além de uma Tabela Comparativa, onde é possível verificar e comparar todas as diferenças entre elas.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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