Peugeot lança 208 elétrico no Brasil

O novo hatchback compacto 208 é a esperança da Peugeot em viver dias de glória, na mesma proporção do lançamento do 206, no início do século. Mas, será que esse novo modelo tem realmente tanto poder?

Bom, vamos aos fatos: no Brasil, a marca começa vender o novo 208 com dois tipos de motorização: um a combustão interna e outro 100% elétrico. O 208 e-GT é um carro de nicho, cujo preço não foi divulgado na apresentação do produto e, quem comprar hoje, terá de esperar até o ano que vem para receber. Então, só mesmo quem é fã da marca vai ficar ansioso pelo modelo, que deve custar quase tanto quanto um Toyota Corolla Híbrido ou um Nissan Leaf.

Já o novo 208 a combustão chega em três versões de acabamento, todas com motor 1.6 flex e câmbio automático de seis marchas. Nenhuma versão turbo foi anunciada. E, para piorar, na Argentina, o novo 208 tem motor 1.2 turbo, mais moderno. Assim, o consumidor brasileiro foi, mais uma vez, jogado à uma classe inferior.

Deixado esse detalhe de lado, o consumidor que gosta mesmo de celular sobre rodas não vai ligar se o motor é novo, velho, melhor ou pior. O que deve prevalecer é o design e conectividade. E isso o novo 208 tem de sobra.

Por fora, basta olhar as imagens e constatar que realmente o novo compacto da Peugeot é agradável de ver. Destaque para os faróis DRL em led em formato de ‘dente de sabre’, assim como o conjunto ótico, que remetem às garras de um felino.

A nova grade frontal é ampla e imponente, e confere mais robustez e sofisticação ao modelo. Já a traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas.

Por fim, o carro cresceu. É mais longa, mais larga e mais baixa que o antecessor, e conta agora com 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.

Versões e preços
O novo 208 chega em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas com o motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque máximo, e câmbio automático de seis marchas.

208 Active 1.6 AT6R$ 74.990
Grade frontal cromadaDRL em LED
Rodas de liga leve de 16″ Kenobi
Faixa traseira em preto brilhante
Comandos do volante com contorno em preto brilhante
Toggle Switches com contorno dos botões cromados
Abertura de portas interno

208 Active 1.6 AT6 + PACK – R$ 82.490
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Teto de vidro panorâmico
Ar condicionado digital
Câmera de estacionamento traseira

208 Allure 1.6 AT6 – R$ 89.490
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Teto de vidro panorâmico
Rodas de liga leve de 16″ diamantada Kenobi
Escapamento cromado
Ar condicionado automático digital
PEUGEOT i-Cockpit® 3D
Volante multifuncional em couro
Bancos em Alcantara®
Apoio de braço para o condutor
Carregador de smartphone por indução
Painel de bordo com acabamento Slush
Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
Airbags de cortina

208 Griffe 1.6 AT6 – R$ 94.990
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Faróis Full LED
Capa dos retrovisores em preto brilhante
Aerofólio traseiro em preto brilhante
VisioPark 180°
Sensor de chuva
Sensor crepuscular
Sensor de estacionamento traseiro
Alerta de Colisão
Frenagem de Emergência Automática
Alerta e correção de mudança de Faixa
Auxílio de Farol Alto
Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade

3D
No quesito tecnologia, o novo 208 dá exemplo com o PEUGEOT i-Cockpit 3D®, evolução do i-Cockpit lançado em 2012, mas que agora conta com cluster em três dimensões, associado ao volante Sport Drive de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.

e-GT
E, se a ideia é esperar e gastar muito dinheiro, o 208 e-GT promete diversão ecologicamente correta. Importado da Europa, o hatch elétrico faz de 0 a 100km/h em 8,3 segundos, tem motor com 260 Nm de torque imediatos e 136 cavalos de potência (100 kW).

Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

O modelo também oferece dois modos de frenagem distintos, selecionados por meio da alavanca de câmbio e com tipologias de regeneração de bateria adaptadas: “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

O espaço e o volume do porta-malas são idênticos aos da versão a combustão (265 litros), levando em conta que as baterias, com volume de 220 l, encontram-se debaixo do piso do veículo. Já o sistema de suspensão do 208 e-GT conta com regulagem e soluções técnicas específicas, com repartição de peso otimizada, garantindo desempenho dinâmico genuinamente esportivo.

O 208 e-GT pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou carregadores rápidos, como os encontrados em estações de recarga. Dependendo no nível de carga e do carregador utilizado, é possível carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos.

Para rodar com plena segurança no Brasil, o time local de Engenharia da Marca aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação. O pacote inclui a aplicação de chapas metálicas de proteção em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão também ganharam reforços. Os pneus do 208 e-GT seguem com as mesmas medidas, mas passam a ser do tipo Classe C, mais reforçados.

Nem mesmo o sistema de fixação da bateria de 12 volts escapou: ele também foi adaptado para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso país. O conforto também foi considerado e, assim, o sistema de climatização sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente.

Quem comprar um 208 e-GT receberá um sistema de recarga das baterias da unidade de potência desenvolvido especificamente para recargas em tomadas convencionais, como as encontradas em nossas casas. Este conjunto foi completamente concebido no Brasil, considerando todo o espectro técnico local, como padrão das tomadas, tensão e frequência da rede.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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