AEA divulga vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) anunciou na quinta-feira (09/06) os vencedores da 15ª edição do prêmio AEA de Meio Ambiente, que este ano incluiu temas ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa). A divulgação dos premiados foi realizada em evento online. 

O prêmio teve inscritos 46 trabalhos nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, e Jornalística. Segundo o presidente da entidade, Besaliel Botelho, neste ano a AEA decidiu incluir os protocolos do ESG. 

“Entendemos que há uma evolução importante frente as mudanças climáticas, a responsabilidade social de governança corporativa para atingirmos juntos, este desafio de redução de CO2 e de carbono zero nas próximas décadas” destacou Botelho, lembrando que toda a cadeia da mobilidade está envolvida nesta missão. 

Premiados
O vencedor na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental foi a Toyota com o trabalho “Excelência do uso de água na indústria automotiva” de Acarton Alves de Sousa, Agnaldo Cavassan Pino Junior, Juliana Tiyoko Yoshioka Coelho, Luiz Fernando Padlas Strazzi e Paulo Henrique Gomes.

Receberam menções honrosas nesta categoria: “Uso de água residual da lavagem de caminhões betoneira para confecção de concreto”, de Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold, Jeison Feltes e Vinícius de Kaiser Ortolan, da Universidade Feevale.  Também o trabalho “Efficiency Concept Truck – Caminhão Conceito de Eficiência Energética”, de Juliane Tosin Fernandes e Luiz Balcewicz, da Volvo do Brasil, em uma parceria com Diego Slongo Andreis, da Randon, Luciano Fidelis, da Continental do Brasil; e Ben-Hur Boschetti, da Hyva do Brasil.

Os vencedores na categoria Responsabilidade Social e Governança Corporativa, foram Elis Helena Sinnecker e Thereza Cristina de Lacerda Paiva, ambas do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com “Tem Menina no Circuito”.

Receberam menções honrosas os trabalhos “Programa Bem-Estar”, de Ana Paula Souza dos Santos, Bruna Fonseca Silva, Cinthia Viviane Babler Martins, José Carlos Broch e Marcio de Almeida Silva, da Scania Latin America, e Graziela Araújo Pontes, da Renault do Brasil, por “Programa Geração Futuro”.

 Finalmente na categoria Jornalística o vencedor foi Leonardo Félix, da Mobiauto, com “Como a Volkswagen criará carros elétricos nacional movidos a etanol”. Ele também recebeu menção honrosa por “Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? “

A menção honrosa foi dada também para “Rumo a transição verde, mundo tem o desafio de “massificar” transporte com Emissão Zero”, de Guilherme Justino.

A Toyota venceu na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental, com “Excelência do uso de água na indústria automotiva” de Acarton Alves de Sousa, Agnaldo Cavassan Pino Junior, Juliana Tiyoko Yoshioka Coelho, Luiz Fernando Padlas Strazzi e Paulo Henrique Gomes, da Toyota do Brasil.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.