Pulse Abarth, a picada do escorpião por R$ 149.990

Finalmente a Fiat revelou o preço de um dos modelos mais esperados, o SUV Pulse Abarth, que chega em versão única, com o preço de R$ 149.990. O modelo conta com motor 1.3 turbo flex, de 185 cv e torque de 27,5 kgfm, e câmbio automático de 6 marchas. A motorização é a mesma que equipa outros modelos da montadora, como o Fastback, a picape Toro, além do Jepp Compass e do Commander.

O SUV será comercializado sem opcionais. Alias, nem seria preciso. Ele chega muito completo e vem série com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1 polegadas, com serviços conectados, paddle shifts, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de para-brisas e Keyless Entry’n Go. 

Desenvolvido totalmente no Brasil, o Pulse Abarth é a volta da marca ao país depois de uma ausência de cerca de sete anos, além de ser o primeiro SUV. Esse “escorpião” (símbolo da Abarth) está longe de ser um veículo comportado. Até porque a Abarth é conhecida por preparar motores. Ou seja, colocar veneno nos propulsores.

No caso desse seu primeiro SUV não poderia ser diferente. Ele traz um design que une esportividade e aparência robusta. A frente se destaca as entradas de ar nas laterais do para-choque, a grade colmeia flutuante, enquanto na traseira lanternas invadem as laterais e afilando na tampa do porta-malas, escapamento com ponteira dupla cromada, e antena shark. O interior também não foge ao estilo esportivo e o escorpião está presente no volante, assim como nos bancos.

Tecla venenosa
Com uma lista bastante recheada de itens, o Pulse conta ainda com alguns detalhes o diferenciam dos demais concorrentes. O modelo que foi desenvolvido na plataforma MLA, conta com modificações específicas, como nova calibração do câmbio, com trocas mais rápidas e esportivas, as suspensões ganharam novas molas e amortecedores, o que tornou a direção até 13% mais firme. Também a suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. A traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada. 

Não bastasse esses ajustes para tornar o veiculo mais firme, o Pulse tem três modos de direção: Normal, Manual e Sport, que ganhou a denominação Poison. Para quem não está ligando o nome, poison significa veneno em inglês.

Ao acionar a tecla que fica no volante o motorista irá sentir o toque da Abarth, o carro deixa a mesmice e ganha força, as trocas de marchas são mais rápidas, sem contar que o ronco do motor neste modo de direção invade a cabine.

Para entender melhor essa tecla venenosa, ela garante uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. O sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais apimentado.

Ficha técnica
Pulse Abarth: R$ 149.990
Motor: T 270, 1.3, turbo, 4 cilindros, 16V 1.3 turbo flex.
Potência máxima: 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Direção:   elétrica
Suspensão dianteira Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópico, mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes, amortecedores hidráulicos telescópico e mola helicoidal
Freios: Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante.
Traseiro: A tambor com regulagem automática e refrigeração
Rodas: 7,0” x 17”
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: Mede 4,11 metros de comprimento, 1,77m de largura, ,1,54 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixo
Tanque de combustível: 47 litros
Porta-malas: 370 litros
Consumo:  Na cidade faz 10,0 km/l (gasolina) / 6,8 km/l (etanol). Na estrada 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)
Velocidade máxima: 215 km/h
Itens de série: escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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