Ford F-150 chega em maio com preço de R$ 490 mil

A Ford inicia a pré-venda da picape F-150, a partir desta terça-feira (14/02), com preço de R$ 490 mil, e será oferecida em duas versões, Lariat e Platinum. As primeiras unidades chegam ao país em maio.

Equipada com V8 5.0, com 405 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 56,7 kgfm (@ 4.250 rpm), câmbio automático de dez marchas, com opção de trocas manuais, também é o melhor do segmento, com gerenciamento inteligente para entregar o máximo rendimento e eficiência.

Esse conjunto é o mesmo usado no Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, e dá à F-150 o desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Com auxílio da grade aerodinâmica ativa e do sistema auto start-stop, ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.

O sistema de tração conta com quatro opções para cada situação e tipo de terreno: 4×2, 4×4 high, 4×4 Low e o exclusivo 4×4 A, sob demanda. O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.

A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.

Espaço de sobra para carga
A caçamba da picape comporta 1.370 litros, sendo a capacidade de carga de 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de

Além da capacidade de carga, o modelo tem tamanho respeitável, medindo 1.96 m de comprimento e 2.09m de altura. Não bastasse essas medidas, a picape tem aparência robusta com o capô elevado, a grade ampla e as rodas de 20 polegadas, pneus all-terrain Hankook 275/65 R20.

Versões
A versão Lariat, mais esportiva, tem acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum vem com um pacote de luxo, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. Ambos os modelos contam com ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um compartimento de 55 litros com chave.

No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas. As versões trazem o sistema de som B&O, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.

Em termos de segurança a F-150 tem oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.