A temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começa com novidade pela Nissan. A marca lança a terceira geração de carros da competição de veículos elétricos, o Gen3. Mais rápido, mais leve e mais sustentável, chassi otimizado, o modelo é o primeiro carro de corrida projetado especificamente para circuitos de rua.
Pesando 60 quilos a menos que o Gen2, isso só foi possível devido à retirada dos freios traseiros, além de uma bateria menor. O Gen3 mantém os freios hidráulicos na frente, mas dependerá muito da regeneração dos motores dianteiro e traseiro para desacelerar.
Outra novidade nesta nova geração, é que ele ganhou 40% mais potência e uma velocidade máxima superior a 320 km/h. Isto é possível porque produz 600 kW de potência total entre o motor de tração no eixo traseiro, com 350 kW e o motor padrão de 250 kW na frente.
O Gen3 incorporou biomateriais e borracha sustentável em seus pneus preparados para qualquer tipo de clima. As baterias serão recicladas ao final de sua vida útil.
Além das inovações o Gen3 conta com nova decoração, com flores de cerejeira, a flor nacional do Japão. Conhecida como Sakura, esta flor representa uma nova era para a Nissan Fórmula E, que pela primeira vez compete como uma única equipe sob um novo nome.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo