Venda de carros elétricos no Brasil impulsiona tecnologia de peças

O mercado de veículos no Brasil vem crescendo ano a ano. Balanço da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), rodam no país mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e elétricos). O estudo aponta que apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021.

Atualmente, conforme a ABVE, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil. Além disso, a infraestrutura de recarga vem aumentando sua área de atuação, com novos postos de recarga sendo instalados no país.  O balanço da entidade aponta que as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram, em novembro de 2022, o segundo melhor mês da série histórica: foram quase 5 mil unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391).

O crescimento desse segmento tem impulsionado outros setores de mercado, caso da francesa Gravomark, que distribui produtos de veículos eletrificados. Entre elas, máquinas para marcação por micropuncionamento e gravação a laser, por exemplo, em peças como chassi, numeração do motor e de plaquetas, além de indicações em caixa de câmbio, eixo, carroceria, cinto de segurança, entre outras.

“Além de toda a documentação, os carros elétricos são rastreados e identificados, dessa forma, com marcações específicas, que estão presentes nesses modelos até mesmo na trava do botão da porta, por exemplo. A marcação é algo exigido por lei e necessário como registro e documentação desse tipo de transporte. Estamos atentos às exigências legais e também acompanhando o crescimento da indústria 4.0”, comenta Juliano Moura executivo da Gravomark.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.