Brasil ultrapassa a marca dos 13 milhões de carros seminovos vendidos

A dificuldade do crédito direto ao consumidor (CDC) tem levado o brasileiro a buscar uma alternativa, a compra do carro seminovo ou usado. Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) foram comercializados nos onze meses de 2023, nada menos do que 13,064 milhões de veículos, um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2022.

O levantamento revela que em novembro, foram comercializados mais de 1,2 milhão de veículos seminovos e usados, sendo este resultado 1,5% menor do que o registrado em outubro.

Segundo dados da Fenauto os modelos que tiveram maior procura por parte dos consumidores foram o Volkswagen Gol (60.543), Fiat Uno (33.613), Fiat Palio (32.366).

Para facilitar essa “caça” ao veículo dos sonhos, a plataforma Olho no Carro preparou algumas dicas para quem deseja ter um carro, mesmo seminovo ou usado, em sua garagem. Para Yago Almeida, CEO da empresa, o objetivo é ajudar o consumidor a escolher o carro sem cair em armadilhas. “Em nossa plataforma, a pessoa pode ter acesso a um relatório com mais de 30 itens sobre o veículo que quer comprar, incluindo dados de quilometragem, sinistros e passagens por leilão”, explica.

“Para escapar de golpes, é essencial que o interessado tome alguns cuidados ao fazer a sua análise de compra. Antes de tudo, dê uma olhada nos preços dos anúncios e desconfie de ofertas muito generosas, elas podem indicar golpes ou sinais de mau uso. Além disso, sempre preze por uma visita presencial ao veículo que você deseja comprar – e com direito a test drive. É nesse momento em que você terá a oportunidade de fazer uma avaliação mais minuciosa, podendo perceber sinais de batida, arranhões ou, até mesmo, problemas mecânicos”, orienta o executivo.

Dicas antes de comprar

1) Fique atento aos preços anunciados- Ao analisar as ofertas disponíveis no mercado, é natural que a maioria dos anúncios apresentem preços dentro de uma mesma margem. Muitas vezes, ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador. Anúncios muito baratos podem ser sinônimo de golpes ou, até mesmo, de veículos em mau estado de conservação.

2) Pesquise sobre o vendedor- Para garantir uma compra mais segura, é sempre que você importante faça uma pesquisa prévia sobre o vendedor do veículo que quer comprar, especialmente nas vendas online, sempre existe a chance de que o anunciante esteja falsificando sua identidade. Por isso, fazer uma pesquisa na internet pode ser essencial para entender a credibilidade do anúncio.

3) Não pague nada de forma adiantada- Você pode se deparar com a situação de o vendedor te pedir algum pagamento adiantado, como uma forma de sinal e de garantia do seu interesse em comprar o veículo anunciado. No entanto, é sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira de forma antecipada, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você.

4) Conheça o veículo pessoalmente- Muitas vezes, os vendedores farão pressão para que você feche logo o negócio, alegando, por exemplo, que existem outros clientes interessados no mesmo anúncio. No entanto, sempre busque conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção do estado de conservação dele, conferindo se não existem arranhões, marcas de batidas e reparos ou sinais de má conservação.

5) Verifique o histórico-Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo. É nessa etapa em que você conseguirá saber de forma mais certeira se existe algum problema maior por trás daquele anúncio, tal como batidas, passagens por leilão, roubos ou problemas legais. Ter a documentação em dia e um bom histórico são cruciais para que a compra seja segura.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.