Novo Citroën SpaceTourer: elétrico, confortável, conectado e elegante

Pioneira no segmento de veículos multitarefa, a Citroën apresenta na Europa o Novo SpaceTourer, que se destaca em todos os aspectos. Disponível em dois comprimentos para acomodar até nove passageiros, ele está mais elegante, com uma dianteira que reflete a nova identidade de estilo da marca, mais confortável e com um sistema de infotenimento de última geração, e ainda mais prático, com mais compartimentos de armazenamento inteligentes. Com seu design poderoso e expressivo, modularidade para múltiplas configurações e bem-estar a bordo em todas as situações, esse “lounge sobre rodas” é mais do que nunca uma resposta moderna a todas as necessidades.

O Novo SpaceTourer é uma ilustração perfeita da experiência da Citroën no desenvolvimento de carros versáteis e espaçosos, nos quais é um prazer estar. Modelos que são fiéis aos valores da marca, oferecendo conforto excepcional e design inteligente, para tornar mais fácil uma vida que já é naturalmente intensa e multifacetada. Prático e fácil de usar no dia a dia, ele não é apenas o MPV grande ideal para todos os tipos de tribos – família, amigos, equipes esportivas etc. -, mas também é um veículo adequado para o transporte profissional de passageiros.

Em sua versão elétrica, a autonomia foi ampliada para 350 km (ciclo combinado WLTP em fase de certificação) para máxima versatilidade e oferecendo mobilidade sustentável com custos de operação controlados. Para os profissionais, é uma forma de participar da transição energética, melhorando sua imagem ambiental, especialmente para os prestadores de serviços de transporte, obtendo acesso a áreas restritas, desfrutando de um conforto de direção incomparável e controlando suas despesas. Combinado com o novo aplicativo e-ROUTES, eles podem até mesmo se beneficiar de um verdadeiro assistente pessoal para ajudá-los a planejar suas viagens mais longas.

DESIGN: MODERNIDADE E ELEGÂNCIA NA PARTE EXTERNA, QUALIDADE E FUNCIONALIDADE NA PARTE INTERNA

O SpaceTourer exibe um design fluido que expressa força e energia. É um veículo cheio de personalidade, combinando elegância com uma postura assertiva e muita força.

A extremidade dianteira com o capô alto confere ao veículo todo o seu poder. Com seu redesenho radical, ele introduz o Novo SpaceTourer na nova identidade de design da Citroën. Isso é particularmente visível na grade, que incorpora o novo logotipo oval. O novo emblema é uma assinatura forte e altamente gráfica que acrescenta um toque moderno à face do veículo. Esse logotipo está ligado em ambos os lados dos faróis por uma faixa preta listrada muito elegante que ecoa o Duplo Chevron.

Os faróis foram redesenhados e agora apresentam um sinal distintivo da nova identidade da Citroën: a assinatura luminosa. Ela é caracterizada por uma barra vertical que liga duas barras horizontais. Com sua aparência altamente estruturada, essa assinatura é facilmente identificável e também acrescenta um toque moderno à parte frontal.

O conjunto dianteiro é altamente coerente e compacto. Ele expressa robustez e largura, combinando harmoniosamente com o restante da silhueta, com suas linhas notavelmente simples. Duas novas tonalidades metálicas foram adicionadas à paleta de cinco cores de carroceria: Cinza Titanium e Verde Kapari complementam o Branco Kaolin, o Cinza Steel e o Preto Perla Nera. Os frisos das rodas de 17″ apresentam o novo logotipo no centro, enquanto as novas rodas de liga leve de 17″ são mais distintas, com uma nova saliência central em forma de “aranha”, também incorporando o novo logo.

No interior, o novo painel de instrumentos apresenta um design que combina elegância com praticidade ainda maior. Ele apresenta uma tela de alta resolução sensível ao toque de 10 polegadas na parte superior e é ainda mais funcional, com compartimentos de armazenamento maiores, mais numerosos e com design ainda mais inteligente. Por exemplo, os suportes para copos em cada lado da parte superior foram modificados para acomodar também smartphones, proporcionando um local mais seguro para esse item essencial. A nova área de armazenamento superior no centro foi ampliada e agora pode acomodar tablets.

A seção central do painel de instrumentos apresenta uma nova interface de controle que abriga o seletor de marchas e o acionador dos modos de condução, bem como um compartimento ampliado que incorpora uma zona de carregamento sem fio para smartphones. Seu volume é generoso, com linhas que combinam com o estilo geral do painel. Uma decoração com efeito de alumínio acrescenta distinção a essa área. No mesmo espírito, outro elemento pintado no tom de cinza profundo percorre toda a largura do painel de instrumentos entre as seções superior e inferior. Ela sugere elegância e leveza e reforça a sensação de largura e espaço a bordo.

O volante também foi redesenhado, com diversos controles integrados (telefone, sistema de áudio, auxiliares de direção, etc.) e pode ser aquecido. Mais funcional e ergonômico, seu estilo também é mais estruturado, o que, juntamente com o novo logotipo na saliência central, dá a ele uma aparência moderna.

VIDA A BORDO: MUDANÇA PARA O MERCADO SUPERIOR NO MUNDO DIGITAL

Como os clientes desses grandes MPVs têm as mesmas expectativas que as de qualquer outro veículo em um mundo ultraconectado, o Novo SpaceTourer assume uma nova dimensão em termos de conectividade a bordo, seja pela qualidade da tela ou pelos recursos de infotenimento.

Um painel digital de 10 polegadas agora é padrão em todas as novas SpaceTourers. Ele permite que os motoristas personalizem a exibição das principais informações, além de desfrutar de gráficos esteticamente agradáveis e de alta definição.

  • O Novo SpaceTourer conta com o novo sistema de infotenimento My Citroën Play, que se baseia em uma nova tela sensível ao toque HD de 10 polegadas, localizada no centro do painel de instrumentos. Inspirada na ergonomia dos smartphones, a tela sensível ao toque é fácil de usar e extremamente fluida. Ela controla o ambiente multimídia, como música ou telefone, e também as funções de configuração do veículo. Ela replica seu smartphone sem fio por meio de espelhamento WiFi e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Apresenta ainda reconhecimento de voz natural e fluido, transformando esse sistema de mídia em um verdadeiro assistente pessoal;
  • Em sua versão mais avançada, o My Citroën Drive Plus incorpora uma navegação 3D conectada que leva em conta as condições do trânsito em tempo real;
  • Um prático carregador de smartphone sem fio (opcional) está localizado no console central, ao alcance dos dois passageiros da frente;
  • Tomadas adicionais: o Novo SpaceTourer é equipado com até quatro tomadas USB C (duas no painel de instrumentos e duas na fileira 2) e duas tomadas de 12 V.

UM VEÍCULO DE TRANSPORTE COMPACTO, VERSÁTIL, MODERNO E CONFORTÁVEL, PRONTO PARA QUALQUER MISSÃO

A arquitetura eficiente do Novo SpaceTourer foi projetada para proporcionar um ambiente confortável e prático para todos os tipos de uso. Ele oferece conforto a bordo, modularidade, espaço no porta-malas e conforto dinâmico que tornam cada viagem um momento de relaxamento, independentemente do tipo de ocupante. Altamente funcional, ele pode ser adaptado para atender a todas as necessidades.

Inteligente e funcional para todas as situações

É o companheiro ideal para o dia a dia, seja no campo ou na cidade. Com uma altura de 1,90 m, proporciona fácil acesso a estacionamentos. Versátil, ele está disponível em dois comprimentos de carroceria, M (4,98 m) e L (5,33 m), e pode acomodar até nove passageiros em uma ampla variedade de layouts. O Citroën SpaceTourer oferece uma ampla gama de configurações “à la carte” para atender a todos os gostos e usos.

O Novo SpaceTourer oferece uma infinidade de configurações. Clientes podem escolher entre as versões de 5, 7 e 8 lugares, enquanto autônomos e frotistas encontrarão uma solução que pode ser personalizada para atender às suas necessidades e transportar de 5 a 9 pessoas, incluindo o pacote Business Lounge, uma versão topo de linha com uma segunda fileira invertida e assentos para até sete pessoas;

₋ 1ª fileira: o banco do passageiro com apoio de braço pode ser rebatido, permitindo que objetos longos sejam carregados ou que a visão seja aberta para os passageiros da 2ª fileira;

₋ 2ª e 3ª fileiras: os bancos de 3 lugares 2/3-1/3 são deslizantes, dobráveis e removíveis e podem ser deslocados independentemente para ajustar o espaço para as pernas. Os bancos removíveis proporcionam um espaço ideal para itens volumosos; os ocupantes têm ainda encostos reclináveis com apoios de cabeça para mais conforto;

₋ Os assentos traseiros podem ser facilmente retirados para criar um piso totalmente plano e um espaço ideal para itens volumosos.  

₋ As portas laterais deslizantes podem ser motorizadas. Essa é uma vantagem real para os motoristas do ë-SpaceTourer Business ou Business Lounge, por exemplo, pois eles podem operá-las a partir da frente do veículo para abrir ou fechar as portas deslizantes, eliminando a necessidade de os passageiros as manusearem;

₋ Ele também possui portas laterais deslizantes hands-free, uma função que permite abrir e fechar as portas laterais sem tocá-las, quando as duas mãos estiverem ocupadas. Basta passar o pé sob o canto do para-choque traseiro para que o veículo destrave e a porta lateral do lado em que você está se abra automaticamente. Essa é uma vantagem real quando se trata de colocar crianças pequenas em suas cadeirinhas de bebê, por exemplo, ou carregar bagagens;

₋ Uma janela traseira que se abre de forma independente, o que facilita o carregamento do porta-malas com um movimento do pulso ou o acesso a ele se não houver espaço para abrir a porta traseira.

Tranquilidade para suas viagens

Um modelo tecnológico com um caráter forte, linhas musculosas e comportamento dinâmico notável, ele representa uma visão moderna de um segmento que progrediu em direção a qualidades mais semelhantes às de um carro de passeio comum. Ele oferece um alto nível de comodidade para o bem-estar físico e mental, com um interior acolhedor, uma posição de dirigir elevada e um teto de vidro. Uma sensação de bem-estar reforçada pelo isolamento acústico de alto nível combinado com o conforto ideal ao dirigir.

O SpaceTourer oferece 17 auxílios práticos à direção para uma condução segura e sem estresse. Tecnologias que facilitam a vida, como acesso e partida sem o uso das mãos, assistência de partida em subidas, câmera de ré com Top Rear Vision, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, bem como tecnologias que aumentam a segurança, incluindo funções como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de atenção do motorista, assistência para manutenção de faixa, aviso de colisão, redução automática dos faróis, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

TREM DE FORÇA ELÉTRICO, UMA ALAVANCA PARA UMA PAZ DE ESPÍRITO AINDA MAIOR

Na Europa, o Novo SpaceTourer estará disponível apenas como ë-SpaceTourer, com uma gama particularmente abrangente e eficiente de trens de força elétricos, que foi desenvolvida para oferecer até 350 km de alcance (ciclo combinado WLTP, atualmente em processo de homologação).

O ë-SpaceTourer é particularmente adequado às necessidades de profissionais (ônibus, táxis, etc.), autoridades locais, empresas, clubes e associações, famílias e “tribos”. Ele garante a eles autonomia suficiente para a grande maioria de suas viagens diárias, um conforto de condução sem precedentes, suave, sem ruídos ou vibrações, acesso a áreas restritas com zero emissões de CO2 e custos de operação reduzidos.

O motor de 100 kW (136 cv) continua a ser oferecido com dois tipos de bateria de íons de lítio, permitindo que os clientes escolham a mais adequada para sua atividade, dependendo de seu uso e preferências. A bateria de 50 kWh oferece uma autonomia de 224 km (ciclo combinado WLTP, atualmente em fase de certificação), perfeitamente adequada, por exemplo, para o transporte diário entre o centro da cidade e o aeroporto. Mais versátil do que nunca, o ë-SpaceTourer equipado com a bateria de 75 kWh agora oferece uma autonomia de até 350 km (ciclo combinado WLTP, atualmente em fase de certificação), 20 km a mais do que a geração anterior.

A autonomia do ë-SpaceTourer pode ser otimizada ainda mais graças ao novo sistema de frenagem regenerativa de três estágios, controlado por novas borboletas localizadas atrás do volante, que podem ser adaptadas às condições de condução do veículo e ao tipo de missão.

O ë-SpaceTourer é equipado com um carregador de bordo de 7,4 kW e pode ser equipado com um carregador trifásico opcional de 11 kW para facilitar a recarga. Em um carregador de 11 kW, a recarga completa é alcançada em 4 horas e 50 minutos para a bateria de 50 kWh e em 7 horas e 30 minutos para a bateria de 75 kWh. Em um carregador rápido de 100 kW, são necessários apenas 38 ou 45 minutos, respectivamente, para carregar a bateria de 0 a 80%.

Fora da Europa, além do trem de força elétrico, o Novo SpaceTourer também pode ser equipado com o potente e eficiente motor turbodiesel BlueHDi de 180 cv, combinado com um câmbio automático de 8 marchas

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.