Apesar dos resultados positivos em 2022 da Volvo, liderando o mercado de caminhões pesados, a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados. Em ônibus, a situação não foi diferente, onde se destacou no segmento. Entretanto, para 2023 a previsão é de volumes mais baixos em caminhões, por conta do custo dos veículos com tecnologia de emissões Euro 6 e das condições econômicas adversas.
No Brasil, foram licenciado 658 veículos, com uma elevação de 220% somente no segmento de rodoviários. O ano foi marcado por grandes vendas para São Paulo (240 unidades) e para o Rio de Janeiro (100 unidades). Além disso, a Volvo foi a grande vencedora da maior licitação de ônibus Euro 6 do continente, com entregas de 566 chassis para Santiago, capital do Chile.
Para o presidente do grupo na América Latina, Wilson Lirmann, o ano promete desafios. “2022 foi mais um período de grandes conquistas, no entanto, 2023 será um ano desafiador, com um mercado de caminhões acima de 16 toneladas estimado em cerca de 75 mil unidades no Brasil. O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas desse ano. Além disso, pesam também as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos”, afirma.
No balanço da venda de caminhões a montadora entregou 24.093 caminhões (crescimento de 10%), sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540cv, o modelo Volvo FH foi mais uma vez o caminhão mais vendido do Brasil. Além disso, o modelo ocupou o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no País pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva, período em que também liderou em todas as categorias de peso. Em semipesados, o Volvo VM 270 emplacou 4.732 unidades.
Na América Latina outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas (crescimento de 17%) e Chile, com 1.687 entregas (crescimento de 25%). Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% desse volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.
No segmento de ônibus a montadora registrou crescimento, com a venda de 1.967 unidades no continente, o que representa uma participação de 34% nas entregas mundiais da marca nesse tipo de veículo em 2022. No Brasil, foram licenciados 658 veículos, com uma elevação de 220% somente no segmento de rodoviários. São Paulo (240 unidades) e o Rio de Janeiro (100 unidades), foram os principais mercados, enquanto na América do Sul, o Chile teve 566 chassis exportados.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo