DKW Carreteira, a réplica que veio do pântano

Os fãs da Fórmula1, Stock Car,  Indy , Nascar sabem quanta tecnologia envolve os modelos que participam dessas e outras competições automobilísticas. Mas no distante século vinte, lá pelos anos 1960, os veículos que participavam de provas automobilísticas no Brasil contavam com bem pouca tecnologia. Mesmo assim, alguns deles se transformaram em lendas, como o DKW Carreteira, também conhecido como “ Mickey Mouse”.

Equipado com motor 1.0l, dois tempos, 36 cavalos de potência, o carro trouxe fama para vários pilotos como Bird Clemente, Eduardo Scurachio, Jorge Lettry, Francisco Lameirão, Roberto Dal Pont e Anísio Campos, estes integrantes da equipe DKW Vemag.  Para reviver esta lenda das corridas, o colecionador Roberto Fróes não mediu esforços, tempo e dinheiro para transformar um DKW abandonado num pântano, no ícone das pistas. O carro ainda precisa de muitas horas de oficinas para ficar igual ao original.

“Sempre gostei de DKW, tanto que tenho uma. No caso da Carreteira, era um sonho antigo, vi grandes pilotos brasileiros competindo, como Bird Clemente ou Mário César Camargo, o Marinho. Passei a procurar um DKW que tivesse a mesma estrutura do “Mickey Mouse”, até que fiquei sabendo que em uma fazenda havia um chassi com carroceria e o conjunto de suspensão de DKW abandonado. Quando cheguei no local, ele estava jogado na beira de um pântano”, diz o colecionador

Segundo  Fróes o estado de abandono chegou a desanima-lo. “Pensei em como seria difícil dar andamento ao projeto, porque daria muito trabalho para recuperar o carro. Mesmo assim, decidi seguir em frente. Trouxe o veículo para o Rio, e comecei a restauração. Há aproximadamente três anos venho investindo na restauração, só que é um trabalho a longo prazo”, explica.

Embora a réplica ainda necessite de mais trabalho, o colecionador tem levado o veículo nos encontros de carros antigos, como no Cadeg, no bairro de Benfica, Zona Norte do Rio, ou no 6º Encontro Estadual de Carros Antigos, realizado em Niterói, região  Metropolitana do Rio de Janeiro.

Para  Roberto Fróes, é importante resgatar um carro que fez parte da história do automobilismo brasileiro. “O Carreteira 13, marcou a história das corridas de automóveis no Brasil. Por isso, acho que valeu a pena todo o investimento que tenho feito neste DKW”, finaliza.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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