Cuidados antes das férias

 Início de ano é hora de arrumar as malas e pegar a estrada. Mas antes de colocar todo mundo no carro e aproveitar o verão, vem aquela pergunta fundamental: Fez a manutenção preventiva? Se a resposta for não, é melhor procurar o mecânico de confiança para dar uma olhada em itens importantes.

Segundo Luciano Brandolim, gerente Comercial de Montadoras da Petroplus, realizar uma rápida revisão do carro pode evitar gastos desnecessários durante a viagem . “ O primeiro ponto de atenção tem foco na segurança. É comum as pessoas lembrarem de calibrar e checar os pneus antes de viajar, porém também deve ser verificado o estado do sistema de freios. Se o motorista perceber que há ruídos ao frear, vale dar uma passada numa oficina mecânica para avaliar pastilhas e discos antes de pegar a estrada”, orienta.

O radiador também merece cuidados. “ Sabe aquela cena clássica de carros fervendo no acostamento da estrada? Para prevenir a dor de cabeça, a dica é pedir ao frentista do posto de combustíveis que verifique o nível de fluído de arrefecimento no radiador. Caso o fluido de arrefecimento esteja abaixo do nível ideal ou água tenha sido colocada no reservatório, complete o reservatório com produto adequado ao modelo do veículo, ou substitua a água, que causa corrosão do sistema, pelo aditivo adequado ao seu carro” , explica.

“ Em estradas, é importante que o carro tenha o desempenho adequado, aliado a um bom consumo de combustível. Entre os itens que podem alterar esse resultado está a injeção eletrônica. Para fazer a manutenção adequada deste item, é essencial fazer a manutenção periódica do sistema”, finaliza Brandolim.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.