Fiat inova com Strada 4 portas

Totalmente renovada, a Nova Fiat Strada chama atenção pelo visual. Agora com opção de quatro portas, o modelo chega em três versões, com duas opções de carroceria: Endurance Plus e Dupla (R$ 63.590 e R$ 74.990), Freedom Plus e Dupla (R$ 69.490 e R$ 77.990), e Volcano Dupla (R$ 79.990).

A carroceria Plus é duas portas, com caçamba de 1.354 litros (606 mm de altura x 1059 mm de largura x 1717 mm de comprimento), com área total de 2,06 m², e capacidade de carga de 720 kg. O ganho é expressivo em comparação com o modelo anterior. A Hard Working CS, que a Fiat manterá em linha como versão de entrada da família Strada, por R$ 61.590, tem caçamba de 1.220 litros e capacidade de carga de 705 kg.

A Cabine Dupla, agora com quatro portas e cinco lugares, também ganhou maior volume de carga: passou de 680 litros para 844 litros, porém a capacidade de carga permanece o mesmo: 650 kg.

Motor e câmbio
A Fiat renovou também a motorização da Nova Strada, mas somente nas versões Freedom e Volcano. A Endurance permanece com a Fire 1.4l, flex, de 88/85 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina) e torque de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

Nas demais, conta com o Firefly 1.3l flex, de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Nesse novo modelo, a Fiat aposenta o e-TorQ 1.8l.

Infelizmente só há uma opção de transmissão, a manual de cinco marchas. O mercado aguarda ansiosamente um câmbio automático, de seis marchas, tal como existe na irmã maior, Toro.

Conteúdo das versões
A Fiat caprichou nos itens de série da Nova Strada. Desde a versão de entrada, Endurance, o modelo conta com controle de tração E-Locker, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, DRL, grade de proteção do vidro traseiro, e nas versões cabine dupla isofix e airbag lateral. A versão ainda conta com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, volante com regulagem de altura, iluminação do vão de carga e porta-escada.

Como opcionais, a Endurance conta com três pacotes. Pack Working, com vidros e travas elétricas e alarme, por R$ 2.500; Pack Áudio, com rádio com USB e controle no volante, por R$ 1.500; e Pack Tech+, com central multimídia 7″, sensor de estacionamento, câmera de ré, comando de áudio no volante e quadro digital 3,5″, por R$ 3.490.

Freedom: Vem com todo conteúdo da Endurance com os Pack Working e Áudio adicionado de retrovisores elétricos, capota marítima, farol de neblina, detalhes do veículo na cor da carroceria, direção elétrica, roda de liga leve de 15 polegadas, quadro digital 3,5″, chave canivete e tilt down. Como opcional, o Pack Tech, com central multimídia 7″, sensor de estacionamento e câmera de ré, por R$ 2.990.

Volcano: A topo de linha tem todo o conteúdo da Freedom com o Pack Tech acrescida de vidros traseiros elétricos, barras de teto longitudinal, santo antônio, tapetes de borracha, faróis em led, bancos com acabamento em couro, pneus de uso misto. O opcional se limita a rodas de liga leve de 16″, por R$ 2.500.

Celular sobre rodas
Claro que em um lançamento de carro não podia faltar novidades no sistema multimídia. E a Fiat saiu na frente da concorrência ao oferecer espelhamento Android e iOS sem fios no novo Uconnect 7″, que permite parear até dois smartphones.

A tela é sensível ao toque de sete polegadas, mais intuitivo, funcional e amigável, personalizável com controle de todas as funções do veículo, com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

Suspensão
A Nova Strada conta com uma plataforma exclusiva, batizada de MPP. Com isso, uma nova suspensão dianteira e traseira foi desenvolvida com foco em conforto e dirigibilidade. São novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro, tipo ômega, com feixe de molas. Se é novo, por que não usar molas helicoidais, como na Toro? Essa questão infelizmente a Fiat não respondeu…

Fato é que com tudo isso a Nova Strada ganhou altura do solo (de até 214 mm), melhorou os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º).

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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