A Volkswagen acaba de lançar oficialmente o Nivus, em apenas duas versões: Comfortline 200 TSI, por R$ 85.890, e Highline 200 TSI, por R$ 98.290. É isso mesmo. Um carro com motor 1.0 de três cilindros com preço de quase 100.000 reais.
Vivemos mesmo uma nova geração de compradores de carros. Potência agora é secundária, e o que realmente importa é o que a central multimídia pode fazer além de reproduzir áudios. Em suma, são pessoas que querem um celular com rodas. E, se for isso mesmo, a Volkswagen acertou em cheio com o Nivus.
Mas, nós aqui gostamos de potência. E, ainda que este não é o forte do Nivus, parece que o motorzinho TSi 1.0 turbo manda razoavelmente bem. A VW informa que o 0 a 100 km/h é de 10 segundos e a velocidade máxima de 189 km/h. Nada mal para os 128 cv (94 kW) de potência e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque máximo obtidos a partir de 2.000 rpm.
Vale lembrar que a VW optou apenas pelo câmbio automático de seis marchas para o Nivus. Não há opção de câmbio manual, nem outro tipo de motor.
Versões
A versão Comfortline não tem a nova central de infotainment VW Play. Mas, pode ser adquirida com opcional, por R$ 3.520. Junto, o consumidor leva grátis ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com ‘shift-paddle’. Não vamos detalhar o VW Play, pois já escrevemos sobre ela. Quer voltar no tempo e ler o que já foi escrito? Clique aqui, então.
Ainda nessa versão, estão inclusos como itens de série transmissão automática de seis marchas, direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre outros equipamentos.
Já a versão Highline vem com tudo. Apenas as cores são opcionais. E o tudo inclui a central multimídia WV Play, controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’.
O equipamento mais legal que o Nivus tem é o ACC. Vale a pena o gasto adicional com este opcional, na versão de entrada, pois o dispositivo oferece muito mais conforto na condução, principalmente em viagens de longa distância. Pena que a VW esqueceu de equipar o Nivus com o leitor de faixa, que mantêm o carro nos limites da faixa de rodagem e corrige a trajetória do carro no caso de invasão acidental.
Lançamento
A Volkswagen preparou uma série especial, a Launching edition, baseada na versão topo de linha Highline. O consumidor paga R$ 1.700 a mais e escolhe entre as cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. Na cor Vermelho Sunset, os apliques laterais e do para-choque traseiro, e rack de teto, são em chrome effect e prata, respectivamente, e na Cinza Moonstone, Preto Ninja e preto.
O Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. Estas duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.
Pré-venda
Há ainda promoção de pré-venda. Os primeiros a comprar o carro pelo site http://vw.com.br/prevenda ganham benefícios como: um ano de seguro gratuito pela Porto Seguro (independente do perfil do segurado); um ano de mensalidade do tag Sem Parar e um ano de Audio Book 12 Minutos. A Volkswagen Financial Services elaborou uma condição especial que permite que o cliente fique um ano sem pagar parcelas (carência de 12 meses para início dos pagamentos, 35 parcelas regulares e uma parcela final de 30%, com taxa de 1,09%).
PcD
A Volks também não fará uma versão mais pelada do Nivus para atender ao público PcD. Ao invés disso, aplicará uma venda com condições diferenciadas para estes consumidores, em que somará desconto especial de 10% aos 7% de isenção de IPI que eles têm direito. Com isso a versão Comfortline do carro passa a custar R$ 72.346 para quem tem esse direito.