Atenção aos detalhes: Como evitar golpes em serviços automotivos

Quando se trata da manutenção do veículo, é crucial estar atento para evitar possíveis golpes e armadilhas que podem custar caro e até comprometer a segurança do automóvel. Com a crescente complexidade dos modelos mais modernos, é fundamental estar informado e tomar medidas preventivas. Também é de extrema importância conhecer a empresa ou o profissional que está prestando o serviço para não ter surpresas desagradáveis ao retirar o veículo.

No cenário da manutenção automotiva, as promoções podem ser uma maneira de atrair o cliente, que se baseia em sua emoção, que procura economia em produtos e serviços. É essencial prestar muita atenção nessas ofertas para evitar possíveis golpes ou enganos.

Para evitar ser enganado durante serviços de manutenção veicular, é importante estar atento a essas 10 dicas:

  1. Pesquise antes de escolher uma oficina ou um profissional: Procure recomendações de amigos ou familiares, e o mundo on-line está aberto para pesquisas sobre o ‘histórico’ das empresas e profissionais. Certifique-se de que a oficina ou centro automotivo tenha uma boa reputação e seja de confiança.
  1. Atente-se às Letras Pequenas: Antes de se empolgar com uma promoção, leia cuidadosamente os termos e condições. Esteja ciente de quaisquer restrições ou condições que possam limitar a aplicabilidade da promoção.
  1. Cuidado com “Pacotes” excessivos: Algumas promoções podem incluir serviços ou produtos adicionais que muitas vezes você pode não precisar. Avalie se esses ‘extras’ são realmente benéficos para você antes de concordar com a oferta.
  1. Desconfie de preços muito baixos: Preços baixos demais podem ser indicativos de serviços de baixa qualidade ou a utilização de peças não originais. Compare os preços em outros lugares para ter uma ideia justa do custo.
  1. Não tome decisões sob pressão: Evite oficinas que pressionam você a tomar decisões rápidas. Tire um tempo para considerar suas opções e buscar segundas opiniões, se necessário.
  1. Peça um orçamento detalhado: Antes de concordar com qualquer serviço, solicite um orçamento detalhado por escrito. Certifique-se de que inclua todas as peças, mão de obra e quaisquer taxas adicionais.
  1. Conheça seus direitos: Esteja ciente dos seus direitos como consumidor em relação a garantias e serviços prestados. Familiarize-se com as políticas de devolução e reembolso da oficina.
  1. Evite trocas desnecessárias: Antes de concordar com a substituição de peças, peça para ver as peças antigas. Desconfie de estabelecimentos e profissionais que insistem na troca de componentes sem uma explicação clara.
  1. Acompanhe a execução dos serviços: Estabelecimentos e profissionais que permitem o acompanhamento da execução dos serviços, certamente inspiram mais confiança, pois é possível ver o que está sendo feito no veículo.
  1. Mantenha registros dos serviços já realizados: Mantenha um registro detalhado de todos os serviços realizados no veículo. Isso pode ser útil para futuras referências e garantias.

Segundo o Gerente Comercial da DPaschoal, Leandro Vanni, está em crescente, nos dias de hoje, denúncias de empresas e profissionais que acabam lesando os clientes que procuram por um serviço de manutenção automotiva. “Cada vez mais temos visto fatos de consumidores que saem lesados ao levarem seus carros para a manutenção. Por isso é de extrema importância, antes de escolher onde levar o veículo, ‘fazer a lição de casa’. É preciso pedir recomendações e verificar avaliações online para garantir que a oficina tenha uma reputação sólida. Ter um entendimento básico do veículo pode ajudar a evitar ser enganado, pois saber o básico sobre peças e componentes permite que o consumidor faça perguntas informadas e compreenda melhor as necessidades de manutenção. Pensando nisso, na rede de lojas do grupo DPaschoal, adotamos a prática da revisão de segurança 100% gratuita, onde temos um conjunto de ferramentas especiais voltadas para o diagnóstico correto e transparente. No nosso segmento, outra prática comum é a cobrança de serviços extras, como cambagem e caster, no momento do alinhamento do veículo, na rede adotamos o alinhamento total onde por um único investimento realizamos o alinhamento total sem surpresas desagradáveis e com cobranças adicionais”, afirma Vanni.

A confiabilidade na prestação de serviços automotivos da rede DPaschoal foi comprovada com as duas premiações de excelência no atendimento ao cliente recebidas recentemente pela rede: o Ranking 2023 IBEVAR-FIA e o Experience Awards da #ABX23. O Prêmio IBEVAR-FIA de Inovação no Varejo é realizado em parceria com a FIA BUSINESS SCHOOL, apoio do PROGESA/FIA (Programa de Gestão Estratégica da Sustentabilidade da FIA), e é concedido a empresas e empreendedores que se destacam por suas contribuições significativas para o setor de varejo, por meio da implementação de estratégias inovadoras, tecnologias avançadas, práticas de gestão eficazes, ou qualquer outra abordagem que tenha resultado em melhorias notáveis no desempenho e na experiência do cliente. A DPaschoal também foi a vencedora na categoria Auto Peças/Serviços no Experience Awards 2023, que reconhece empresas do ecossistema automotivo e da mobilidade, que oferecem a melhor experiência para os seus clientes.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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