Umicore lança e-book gratuito sobre catalisadores automotivos

A Umicore está lançando, gratuitamente, um e-book sobre catalisadores automotivos. O livro virtual destaca a importância do componente que garante a redução de até 99% da emissão de poluentes dos veículos com motores a combustão. Cada peça evita que cerca de 110 kg de gases tóxicos sejam liberados na atmosfera a cada ano.

O e-book sobre catalisadores tem como objetivo contribuir para a conscientização sobre a importância desse elemento na preservação do meio ambiente, na saúde pública e na melhoria da qualidade do ar. O conteúdo pode ser acessado pelo link a seguir: https://www.umicore.com.br/storage/regiobr/e-book-umicore-catalisador-24-10.pdf

Obrigatório no país desde 1997, para garantir que a frota brasileira esteja em conformidade com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), cada catalisador evita que cerca de uma tonelada de material poluente alcance a atmosfera durante sua vida útil, que varia de 10 a 15 anos. “Este volume equivale a 110 kg de gases tóxicos por ano, ou 300 gramas por dia, por veículo”, explica Miguel Zoca, Gerente de Aplicação de Produto da unidade de catalisadores da Umicore no Brasil.

Segundo o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) “Emissões Veiculares no Estado de São Paulo”, revela dados de emissões de poluentes veiculares no período de 2006 a 2021. Em 2021, em que ficou constatado que foram emitidas 258 mil toneladas de Monóxido de Carbono (CO), 151 mil toneladas de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 3,6 mil toneladas de material particulado com diferentes elementos e compostos (MP).

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.