O novo Volkswagen Nivus é isso ai que as fotos mostram: um SUV cupê compacto, de medidas similares ao SUV compacto VW T-Cross. O Nivus tem exatamente 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixo, com porta-malas de 415 litros.
O design, no entanto, é bastante distinto. Mas, remete ao que a BMW já fez com o X6, que existe no Brasil desde 2008 (R$ 96.901, Fipe, 28/05/2020), mas em proporções bem menores.
Sob o capô, o Nivus tem motor 200 TSi, 1.0 litro de 3 cilindros, flex, de 128 cv e 20,4 kfgm de torque máximo, acoplado à transmissão automática de seis marchas. O mesmo do Polo e T-Cross.
Destaques
Além do design, o principal destaque do Nivus é o VW Play, nova central multimídia, com tela de 10 polegadas de alta resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, que oferece recursos de conectividade e streaming e, principalmente, espelhamento com iOS sem fios. (Saiba mais aqui)
O carro detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré. Os faróis e as lanternas são de LED, assim com o DRL (Daytime Running Light).
Item bastante interessante é o ACC (Adaptive Cruise Control), que certamente será ofertado como opcional no Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.
Realidade virtual
Em tempos de pandemia e isolamento social, a estratégia da Volkswagen é iniciar as vendas do Nivus em ambiente virtual. Para isso, desenvolveu um aplicativo para smartphones com tecnologia de realidade aumentada, no qual o cliente poderá ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas.
A mesma tecnologia estará disponível no showroom das concessionárias que podem abrir as portas aos clientes. Segundo Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão equipadas com a estrutura completa de realidade virtual, batizada de DDX (Digital Dealer Experience).
Preço
Bom, a Volkswagen não revelou os preços na apresentação online. Mas, o mercado aposta em valores entre R$ 80.000 e R$ 100.000. Dá pra comprar um BMW X6 2008, se você puder arcar com os elevadíssimos custos de manutenção…